Não há negócio que seja sustentável, se não for recorrente.
– Sonho Grande / Rodrigo Dantas
Essa frase retirada de um dos artigos do site Sonho Grande, faz algum sentido para você? Acredito que a grande maioria que é empreendedora sabe bem o peso do que representa um cliente recorrente. Na maioria das vezes o que vale mais é um cliente que paga pelo seu produto ou serviço todo mês, do que dez que só utiliza uma vez.
Tendo em mente esse significado e ainda recorrendo a algumas citações do artigo de Rodrigo Dantas (aconselho fortemente a leitura aqui), vejo claramente que produtos e serviços que já nascem em um ciclo de recorrência tem grandes chances de se tornarem fortes no seu seguimento. Porém não basta apenas criar um produto e sair vendendo, principalmente quando é preciso gerar demanda. Em um evento o próprio Rodrigo faz um comentário muito interessante:
“O seu produto combate dores ou fortalece?”
A reflexão dessa frase nos sugere que todo produto ou serviço que combate uma dor já nasce com demanda, ou pelo menos o esforço de criá-la será bem menor do que um produto que fortalece, ou seja, um produto que é uma vitamina. Abaixo deixo o vídeo onde o Rodrigo comenta mais sobre esse assunto e porque é tão importante criar um produto com uma visão global.