Há basicamente duas alavancas humanas: o interesse e o medo
– Napoleão Bonaparte
O que você entende por alavancas? Não! Não são aquelas hastes de metal ou madeira, que são usadas para mover um objetivo muito pesado.
Olhando rapidamente a definição em um dicionário encontramos três coisas:
- Barra rígida que se pode mover em volta de um ponto fixo (ponto de apoio ou fulcro), para remover, levantar grandes pesos.
- Haste de comando de um mecanismo.
- [Figurado] Meio de ação, o que serve para vencer qualquer resistência.
Destacando a ultima parte começamos a entender o que realmente Napoleão Bonaparte quis dizer ao ressaltar que há basicamente duas alavancas humanas: o interesse e o medo. Se o ato de alavancar serve para vencer qualquer resistência, então o interesse e o medo com certeza conseguem gerar essa atitude no ser humano.
Mas qual desses sentimentos seria capaz de nos gerar um ato de alavancar extremo? Particularmente eu acredito que irá depender de cada um. Eu mesmo já venci grandes obstáculos por medo, e acredito que você já deva ter feito isso também. Com interesse mais ainda.
Quantas vezes você se deparou em determinadas situações que o seu interesse te obrigou a tomar determinada atitude? Pode ter sido o interesse de arranjar um emprego melhor para ganhar mais. Pode ter sido aquela velha conversa que você soltou para uma bela garota que te causou interesse… São muitas situações que podem fazer você alavancar.
Então eu te afirmo. Para vencer qualquer resistência que você tenha faça o ato de alavancar um hábito.