Steve Jobs

Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como resultado que aponta uma nova direção

Como sempre o nosso amigo Steve Jobs nos possibilita belos e grandes insights com as suas frases memoráveis. E essa não seria diferente:

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como resultado que aponta uma nova direção.”

Pode parecer um pouco estranho o que eu vou falar, mas costumamos lembrar mais rapidamente de coisas que fracassamos, ou seja, de erros que cometemos, do que vitórias que conseguimos durante os anos. Para comprovar isso, irei fazer um teste com você. Olhe para as horas do relógio. Olhou?

Se eu te perguntasse qual foi a atitude que trouxe vergonha e que você considera um erro que cometeu, o que você me responderia?

Olhe para o relógio novamente. Demorou muito tempo para responder essa pergunta?

Agora me responda, qual atitude você realizou que trouxe orgulho e que você encarou isso como uma atitude memorável da sua parte?

Comparando os dois tempos entre, lembrar-se de um fracasso/erro e lembrar-se de uma vitória, em qual das duas situações você lembrou mais rápido? Obviamente que isso não é uma regra, mas tendemos a nos lembrar mais rapidamente do fracasso.

Conversando com um colegada ele me fez esse questionamento: Ronald eu quero que você pense e me fale algo que você considerou um erro cometido nos últimos anos. Pensei um pouco, e em menos de um minuto eu descrevi uma situação que me gerou desconforto por ter cometido aquele erro.

A história que me fez perceber esse fato

Sala de cinema

Certa vez estava em uma sala de cinema e durante todo o filme um indivíduo que estava sentado atrás de mim fazia um barulho bem alto, e esse barulho assemelhava-se muito a de uma coruja. Imagina-se! Você quer assistir o filme e do nada uma pessoa fica produzindo ruídos… Eu não sei o que você faria, mas em um momento eu falei com um tom bem agressivo: “Mas que p#@% é essa? Tem uma coruja aqui dentro?” Ninguém me respondeu nada e os barulhos continuaram até o filme terminar.

Obviamente eu estava torcendo para as luzes acenderem, justamente para olhar a cara da pessoa que estava fazendo isso. Até aquele momento só me vinha na cabeça a figura de alguém idiota tentando fazer graça para alguns amigos, mas quando eu me viro e dou de cara com uma “pessoa especial”, eu tenho vontade de imitar um avestruz de desenho animado e enfiar a minha cabeça no chão. Essa com certeza foi uma das situações mais desagradáveis que eu já vivi e com certeza eu considero um erro tremendo da minha, pois eu simplesmente ignorei o fato de tentar saber o que ou quem era que estava produzindo aquele barulho. Eu simplesmente fiz um julgamento em minha cabeça e tomei uma atitude totalmente errada…

O fato que me orgulho

Orgulho

Eu tinha mais ou menos 16 anos quando consegui salvar uma criança que estava se afogando. Naquele momento eu fui considerado um herói pelos pais da menina e ainda recebi um belo abraço daquela criança.

Agora eu pergunto a você, o que me fez lembrar mais rapidamente do meu erro cometido no cinema do que o fato que me orgulhosa, no caso, o salvamento daquela criança? Eu sinceramente não sei te responder essa pergunta. E eu também não sei se você respondeu mais rapidamente o fato que te trouxe vergonha do que o fato que te trouxe orgulho.

Mas a lição que eu quero passar aqui é, se você assim como eu conseguiu lembrar mais rapidamente de um erro que cometeu, pode ter certeza que você pode utilizar isso para engrandecer as suas decisões. Por exemplo, no caso do cinema. Atualmente sempre que eu ouço um barulho estranho ou algum ruído eu não faço um prejulgamento, eu analiso todos os detalhes que estão ao meu alcance. Isso me faz tomar uma atitude mais sábia, o que é mil vezes melhor do que simplesmente explodir.

Eu já comentei isso aqui no Colecionador de Frases, citando um exemplo do “Topou? Vigia!“, mas realmente requer treino e uma certa sabedoria para se aplicar isso sempre.

E você como encara os seus erros? Você já passou por algum fato parecido? Compartilhe nos comentários.