Napoleon Hill

É impossível que duas mentes se unam sem que se crie, consequentemente, uma terceira força invisível, intangível, comparável a uma terceira mente

– Napoleon Hill

Napoleon Hill foi um grande autor de livros de desenvolvimento pessoal, onde eu tive o prazer de conhecer algumas de suas obras graças a um amigo (Fabiano Vasconcelos), que me indicou um de seus mais famosos livros “A Lei do Triunfo“.
Comprei o exemplar, mas ainda não consegui gerar tempo para ler o livro. Porém estou finalizando outra obra. O livro chama-se “Quem Pensa Enriquece” e a citação abaixo, foi retirada dele:

“É impossível que duas mentes se unam sem que se crie, consequentemente, uma terceira força invisível, intangível, comparável a uma terceira mente.”

Eu gostaria que você refletisse no conceito que o autor tenta transmitir. Conceito esse que ele mesmo denomina de Mente Mestra ou Master Mind. Para quem não sabe Napoleon Hill foi um estudioso de grandes mentes do século passado, dentre elas estão Henry Ford, Thomas Edison, Andrew Carnegie e muitas outras. O autor percebeu, depois de anos de estudo, que existia uma similaridade entre os grandes homens daquela época. Todos eles tinham um grupo de conselheiros. Esses grupos eram formados por pessoas das mais diversas expertises que contribuíam de alguma forma para o desenvolvimento de um projeto ou desenrolar de um problema.

A título de comparação, e para comprovar que esse conceito citado por Napoleon Hill é tão forte e atemporal, muitos dos empresários que eu acompanho atualmente utilizam esse conceito. Um exemplo básico é o Érico Rocha. Para você que não o conhece, ele possui um canal no Youtube onde diariamente está postando dicas sobre empreendedorismo, sacadas da sua vida pessoal… E ele sempre comenta que faz parte de um Master Mind e que esses encontros acontecem três vezes ao ano. Então veja o poder que tem um grupo reunido. E quando eu digo grupo, não necessariamente precisa ser de 10, 20, 30 pessoas. Um Master Mind já existe quando duas pessoas conversão e essas duas pessoas compartilham o mesmo propósito.

Um caso de Master Mind pessoal, foi com um novo colega chamado Marcelo Teixeira. Em uma de nossas conversas ele me passou a seguinte pensamento:

“Ronald, é possível trazer o futuro para o presente…”

Existem metas que colocamos como prazo para realização 5, 10 anos a frente. Metas essas que nos trariam felicidade, riqueza e realizações. Imagine agora trazer 10 anos do seu futuro, com todas essas metas realizadas, para o presente. Isso é possível! Mas eu vou falar disso num próximo artigo. Espero que tenha gostado desse artigo e não esqueça de comentar.